contador de visitas desde 07/04/10

Powered By Blogger

quarta-feira, abril 21

RR e Bt ganham terreno no ciclo 2009/10

Sementes geneticamente modificadas cobrem quase dois terços da área plantada com soja e milho no país. Mesmo em desvantagem, grãos convencionais sustentam mercado cativo
Comprar grãos convencionais vai ficar mais difícil este ano. Presentes legalmente no Brasil há quatro safras, as lavouras transgênicas já respondem por quase dois terços da área plantada com soja e milho (primeira e segunda safra) no país. Dos 36 milhões de hectares cultivados no ciclo 2009/10, 23,3 milhões (65%) foram cobertos com sementes geneticamente modificadas (GM), constatou a Expedição Safra RPC.
 

A liderança é da soja RR, que foi liberada na safra 2006/07 e hoje cobre 16,2 milhões de hectares, o equivalente a 70% da área total brasileira. Mas a adesão ao milho transgênico ocorre mais rapidamente. O cereal Bt, que controla a lagarta-do-cartucho, teve seu plantio comercial legalizado na safra passada e hoje já cobre mais de 7 milhões de hectares no Brasil. A estimativa considera lavouras de primeira e segunda safra. No verão, 50% da área foram semeados com milho transgênico. Na safrinha, o índice saltou para 65%.




O Paraná, estado onde a Expedição Safra monitora a adoção da tecnologia desde 2006, tem 61% (4,2 milhões de ha) da área reservada à soja, milho verão e safrinha cobertos com sementes GM. Assim como no Brasil, a oleaginosa RR lidera, com 66% da extensão cultivada. O cereal Bt, que ocupou 40% da área no verão, ultrapassou o convencional na safrinha e atingiu 61% de cobertura no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário