-
A história
A empresa foi fundada em 1837 por John Deere, um renomado ferreiro do estado de Vermont, na cidade de Grand Detour, estado americano do Illinois, sendo incorporada como Deere & Company no ano de 1868, tornando-se uma das empresas industriais mais antigas dos Estados Unidos. Seu primeiro produto foi o primeiro arado comercial de aço forjado da história, um avanço que auxiliou a migração para as planícies americanas no século XIX e início do século XX e impulsionou a moderna Era da Agricultura. O arado de ferro forjado tinha uma parte de aço que o tornava ideal para as difíceis condições do solo do meio oeste americano. No ano de 1841 a produção já atingia 75 peças. Ainda neste ano patenteou o primeiro perfurador de solo para plantação de grãos. Com o crescimento do negócio a empresa mudou-se para a cidade de Moline, estado do Illinois, que devido a proximidade com o rio Mississipi facilitava o transporte e viabilizava a chegada das matérias-primas e a distribuição dos cerca de 1.000 arados produzidos por ano para o mercado.
-
-
Em 1874 os negócios da empresa continuavam crescendo, atingindo vendas de 50 mil ceifadoras. Em 1912 começava uma nova era para a JOHN DEERE, que possuía 11 fábricas e complexos nos Estados Unidos e uma no Canadá, além de 25 escritórios de vendas. O período de aquisições para ampliar sua linha de produtos começou em 1918 quando a empresa comprou a fabricante de tratores Waterloo Traction Engine Company (tratores Waterloo Boy). Os tratores se tornariam seu principal produto. A década de 30 teve lançamentos que se tornaram grandes sucessos, como os tratores Model A e o Modelo B, mais compacto. Durante o período da Grande Recessão Americana, entre 1929 e 1933, a JOHN DEERE conquista a fidelidade dos fazendeiros ao recusar-se retomar os produtos dos inadimplentes. As vendas cresceram quase 90%. Com o início da Segunda Guerra Mundial a produção comercial, de tratores e peças, praticamente foi interrompida, sendo quase em sua totalidade direcionada para as divisões do exército. Com o término do conflito a JOHN DEERE voltou a produzir seus produtos normalmente e nos anos seguintes começou um forte período de crescimento internacional.
A linha do tempo1875
● Lançamento do ceifador motorizado, fazendo com que o fazendeiro ficasse sentado em um carrinho, ao invés de ter que ficar em pé ao longo do percurso.1880● Os vagões de trem entraram na linha de produtos da empresa.1923● Lançamento do trator modelo D, um trator dois cilindros que levaria o nome JOHN DEERE e que ficou durante 30 anos em sua linha de produtos.
1925
● Lançamento dos chamados tratores GP (General Purpose) para múltiplos usos.1929● Lançamento do primeiro trator com frente de triciclo.
1947
● Lançamento do trator Model M que ficou conhecido como “Rastejador”.
1949
● Lançamento do primeiro trator movido a diesel do mercado.
1958
● Fundação da JOHN DEERE CREDIT, que fornecia linhas de financiamentos as fazendeiros e agricultores para aquisição de equipamentos agrícolas.1980● Lançamento do primeiro trator colhedor de algodão motorizado do mundo. Testes indicavam que o trator incrementava a produtividade em quase 90%.-
As divisõesDivisão Agrícola
A empresa é líder mundial na fabricação de equipamentos agrícolas, com mais de 600 diferentes modelos em sua linha de produção, que inclui tratores, implementos para o preparo do solo, plantadeiras, cultivadores mecânicos, pulverizadores, colheitadeiras de grãos e de algodão e equipamentos para fenação e ensilagem.
Divisão de Equipamentos para Construção
Produz e comercializa equipamentos pesados para a construção, obras públicas, movimentação de materiais e silvicultura. Os principais produtos incluem motoniveladoras, scrapers, carregadeiras (esteiras e de pneus), retroescavadeiras, escavadeiras e transportadores florestais, entre outros. A JOHN DEERE também é líder em equipamentos florestais no mercado europeu.
Comerciais e Domésticos
A empresa fabrica e comercializa a mais ampla linha de tratores para gramados e jardins, cortadores de grama, aeradores de solo e outros produtos motorizados para uso comercial e doméstico. Na linha de equipamentos para golfe e turfe tem destacada participação no mercado.
Divisão Mundial de Peças
Fornece peças originais para toda a linha JOHN DEERE. Também coordena a distribuição e a administração mundial dos estoques e materiais e ajuda os concessionários a desenvolverem sua capacidade de comercialização de peças e serviços.
Divisão de Motores
A empresa é um dos maiores fabricantes de motores do mundo. Além de produzir motores para todos os seus produtos, ainda fornece motores industriais pesados para veículos fora-de-estrada e outras aplicações.CréditoA John Deere Credit opera nos principais mercados agrícolas mundiais como Estados Unidos, Canadá, México, Austrália, Inglaterra, França, Alemanha, Argentina, Luxemburgo e, no Brasil, por meio do Banco John Deere.
A evolução visualO logotipo conhecido como “Leaping Deer”, onde existia um cervo pulando, foi introduzido e adotado pela empresa em 1876. Isto porque, o senhor John Deere costumava dizer "Que ninguém corria mais que um cervo". Nos anos seguintes o logotipo passou por inúmeras modificações como em 1956, quando passou a utilizar as tradicionais cores verde e amarela. No ano de 2006 o logotipo da marca passou por sua mais recente modificação, adquirindo o visual atual.
-
O gênio por trás da marcaJohn Deere nasceu em Rutland, estado americano de Vermont, e era filho de William Deere. Depois que seu pai desapareceu a caminho da Inglaterra, ele foi criado pela sua mãe. Estudou numa escola primária de Vermont e trabalhou quatro anos como aprendiz de ferreiro, abrindo seu próprio negócio em 1825. Casou-se com Demarius Lamb dois anos depois. Em 1836 o casal, que tinha quatro filhos, com o quinto a caminho, enfrentando uma grave crise financeira, resolveu vendeu o comércio para o seu sogro e partiu para o estado de Illinois no meio oeste americano. Estabeleceu-se na cidade de Grand Detour. Como não havia outros ferreiros na área, John não teve dificuldades em encontrar trabalho. Ele achava que a lâmina de ferro fundido do arado era rude e áspera, e seu formato acumulava terra, que ficava grudada e tinha que ser removida manualmente. O preparo do solo, chave do desenvolvimento agrícola naquela época, era lento e ineficiente. O esforço extra quebrava os arados, garantindo o trabalho do jovem ferreiro. Mas apesar disso, achou que as lâminas dos arados não estavam trabalhando muito bem no solo argiloso das pradarias de Illinois, e chegou à conclusão que um arado feito de aço altamente polido e com o formato correto seria capaz de manejar aquelas condições de solo com uma eficiência muito melhor.
-
Foi então que ele desenvolveu e começou a produzir o primeiro arado de aço forjado. Já por volta de 1850 John Deere estava produzindo cerca de 1.600 arados por ano, e em 1855, mais de 10.000 destes arados já haviam sido produzidos e comercializados pela fábrica de John Deere. Desde o princípio, o jovem empreendedor insistia em fazer produtos de alta qualidade. Uma vez John Deere disse: Eu nunca colocaria o meu nome em um produto que não tivesse em si o melhor que há em mim. Conforme o negócio ia crescendo, ele ia deixando dia a dia as operações para o seu filho Charles, conhecido como um excelente administrador. Em 1868, os negócios deram origem à Deere & Company. Anos depois, Deere focou a maior parte de sua atenção aos assuntos civis e políticos. Ele serviu comoPresidente do National Bank of Moline, diretor da Moline Free Public Library(Biblioteca pública de Moline), e era um membro ativo da Primeira Igreja Congregacional. Ele também foi prefeito da cidade de Moline por dois anos. Morreu em casa no dia 17 de maio de 1886.
-
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1837
● Fundador: John Deere● Sede mundial: Moline, Illinois● Proprietário da marca: Deere & Company
● Capital aberto: Sim
● Chairman & CEO: Samuel Allen
● Faturamento: US$ 23.1 bilhões (2009)
● Lucro: US$ 873.5 milhões (2009)
● Valor de mercado: US$ 25.9 bilhões (março/2010)
● Concessionárias: 5.000● Fábricas: 33● Presença global: 160 países● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 51.300● Segmento: Equipamentos pesados
● Principais produtos: Tratores, equipamentos agrícolas e domésticos● Ícones: O veado saltitante de seu logotipo e as cores amarelo e verde de seus produtos
● Slogan: Nothing Runs Like a Deere.
● Website: www.deere.com
-
A marca no mundoOs equipamentos da marca JOHN DEERE estão presentes em 160 países ao redor do mundo, empregando cerca de 51 mil pessoas em 33 fábricas espalhadas por países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, China, França, Alemanha, Brasil, Argentina, Espanha, Itália, Índia, Polônia e México. A empresa vende seus produtos através de uma rede de concessionárias independentes composta por 5.000 lojas. A marca ao longo de sua história se tornou uma das mais respeitadas dentro dos Estados Unidos.-As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Nenhum comentário:
Postar um comentário